24 de fevereiro de 2009

Projecto 10100

O Projeto 10100 pretende estimular a criação de ideias para mudar o mundo ajudando o maior número de pessoas possível. Podemos começar pelas nossas casas ;)
Mais informações:http://www.project10tothe100.com/intl/PT_BR/index.html

20 de fevereiro de 2009

MegaSprinter 2008/2009 (Fase Escola e Ilha)

O MegaSprinter, é uma actividade que está instituída a nível nacional no programa de desporto escolar, e desenvolve-se tendo como referência a velocidade, uma qualidade física fundamental no desenvolvimento motor da criança/jovem, transversal à prática de quase todas as actividades desportivas
A prova realiza-se em quatro fases, com o objectivo de apurar os melhores alunos do país, e motivar e sensibilizar os alunos para a prática do atletismo, apoiando os jovens mais talentosos nesta área.
A prova consiste numa corrida de velocidade de 40 metros, na Fase Escola abrangeu toda a população estudantil do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, e foram seleccionados os alunos com melhores resultados tendo em atenção o seu escalão e o género, para representarem a escola na Fase Ilha, que irá decorrer no dia 4 de Março.

Infantil A - Feminino
Vânia Arruda 5A
Alexandrina Sabino 5A
Diana Luís 5A
Mariana Moniz 5C
Verónica Pacheco 5C
Mariana Vasconcelos5A


Infantil B - Feminino
Micaela Pestana 6B
Brenda Melo 6A
Catarina Rodrigues 6B
Anabela Medeiros 7B
Sofia Melo 5B
Fabiana Pacheco 7C


Iniciado - Feminino
Marina Torres 9C
Serenela Rodrigues 8C
Letícia Costa 7C
Joana Costa 6B
Jéssica Cabral 8B
Sara Medeiros 9C


Infantil A - Masculino
Francisco Aires 5C
Raul Soares 5A
Pedro Sousa 5A
Nuno Cabral 5C
Alberto Melo 5C
Frederico Arruda 5A


Infantil B - Masculino
Carlos Medeiros 7B
João Correia 5B
André Sousa 7A
Cláudia Brandão 7A
Telmo Mendonça 6A
Paulo Pimentel 5B


Iniciado - Masculino
Rui Medeiros 8B
Cristiano Branco 7C
Pedro Amaral 9A
Fábio Oliveira 9B
Tiago Rocha 7C
Rui Cabral 7C

Boa sorte ;)

Desfile de carnaval no Nordeste


No dia 20 de Fevereiro, as ruas da vila do Nordeste viram-se invadidas por cor e muita alegria. O carnaval saiu à rua, personificado nos alunos da Escola Básica e Secundária do Nordeste, da Escola Profissional do Nordeste, do Jardim-de-Infância “Alegria” e do Centro de Actividades Ocupacionais “Amizade 2000”. Esta é a primeira vez que as duas últimas instituições integram este corso carnavalesco, o que proporcionou um longo e diversificado desfile de personagens através das principais artérias desta bonita vila.

Ao todo, juntaram-se cerca de 700 alunos oriundos de todas as escolas do primeiro ciclo, o que foi possível através de uma estreita colaboração com a Câmara Municipal do Nordeste, que providenciou o transporte das crianças. Além disso, esta entidade forneceu também algum material para a elaboração dos disfarces que foram sendo realizados no decorrer das actividades lectivas ou então em parceria com os Encarregados de Educação. Integraram, no corso carnavalesco, diversas personalidades históricas, de sátira social e até alguns animais ajudaram à concretização de um desfile de personagens mais verídico.

Esta foi uma actividade que envolveu a comunidade educativa, tendo participado, além dos alunos, muitos docentes e funcionários, bem como Encarregados de Educação. A população assistiu à passagem deste corso carnavalesco, tendo-se registado uma boa interacção entre os participantes e a assistência. De salientar que todos resistiram a uma chuva miudinha que insistiu em acompanhar o desfile, mas que não apagou o calor da alegria deste corso carnavalesco.

17 de fevereiro de 2009

Músicas do mundo na EBS do Nordeste



Durante os dias 16 e 17 e de Fevereiro, a Escola Básica e Secundária do Nordeste procedeu à gravação de um DVD musical após dois dias intensos de trabalhos que decorreram entre as 8.30 e as 18h.
Este é um projecto pioneiro na Região Autónoma dos Açores e foi dinamizado pelas docentes do grupo de Educação Musical desta escola.
A editora “Clave de Soft – Música, Educação e Cultura” é uma empresa que obteve, em 2006, o estatuto de “Interesse Cultural para o País” por parte do Ministério da Cultura. Dedica-se à gravação, edição e lançamento de trabalhos discográficos desenvolvidos essencialmente junto de comunidades escolares. Foi esta editora que procedeu à concretização da gravação do DVD musical.
Os ensaios decorreram durante cerca de um mês e a actividade envolveu a comunidade educativa, nomeadamente todas as escolas do concelho, docentes, funcionários, encarregados de educação e alunos desde o pré-escolar ao 12º ano.

Os temas interpretados são canções tradicionais do mundo, orquestradas pela empresa “Clave de soft”, respeitando a musicalidade do país de origem, adaptando letras originais à língua portuguesa (usando, simultaneamente, o espanhol, inglês, francês, italiano, russo). O projecto permitiu, também, a consolidação da identidade da escola através da interpretação do seu Hino, orquestrado sinfonicamente pela primeira vez.

Há diversos aspectos positivos a salientar, nomeadamente, o facto de as crianças terem vivenciado uma experiência nova que teve início com os ensaios, passando pela gravação, até ao lançamento do trabalho (que decorrerá daqui a cerca de 2 meses). Conseguiu juntar-se uma comunidade educativa de cerca de 800 participantes, tendo-se obtido um resultado harmonioso, com a boa disposição a pautar as sessões de gravação. Paralelamente, este projecto permitiu um contacto com as novas tecnologias e com o ambiente de estúdio de gravação. Civicamente, foi enriquecedor para os alunos o facto de perceberem a importância da sua prestação individual dentro de um grande grupo.

Para a execução deste projecto, contou-se com o apoio de diversas entidades do concelho, que viabilizaram a iniciativa, nomeadamente no suporte de custos de deslocação, estadia e alimentação da equipa técnica que veio de Lisboa, bem como nos custos de edição do DVD. De salientar que a Câmara Municipal teve uma prestação fundamental, uma vez que o seu apoio traduz-se numa redução do preço final de venda do DVD junto da população.

Com esta iniciativa, realizou-se um trabalho criativo, cruzando o saber e o fazer, reinventando a escola num espaço mais atraente onde todos se mobilizaram num objectivo comum. Assim, celebramos a escola com momentos únicos que a revelam de uma forma que ficará especialmente registada na memória de todos.

10 de fevereiro de 2009

Actividades Desportivas Escolares – 2º Período: Torneio Escolar de Voleibol 4*4


O Departamento de Educação Física, no âmbito das Actividades Desportivas Escolares (ADE) está a realizar durante o 2º período o Torneio de Voleibol 4*4, no pavilhão gimnodesportivo da escola com o objectivo de promover hábitos de vida saudável e proporcionar diferentes vivencias no âmbito da prática desportiva, onde o mais importante é a participação do maior número de alunos. O torneio é dirigido a todos os alunos do Ensino Básico e Secundário, disputado por cerca de 150 jovens divididos por equipas mistas de 6 elementos.
O torneio do 2º ciclo decorre às sextas-feiras e o do 3º ciclo e secundário às quartas-feiras, ambos das 14h30m às 16h30m.

Até ao momento nos dias de realização dos torneios, as equipas têm tido um grande apoio dos colegas e amigos da turma, proporcionando momentos de diversão e de competitividade.