17 de fevereiro de 2009

Músicas do mundo na EBS do Nordeste



Durante os dias 16 e 17 e de Fevereiro, a Escola Básica e Secundária do Nordeste procedeu à gravação de um DVD musical após dois dias intensos de trabalhos que decorreram entre as 8.30 e as 18h.
Este é um projecto pioneiro na Região Autónoma dos Açores e foi dinamizado pelas docentes do grupo de Educação Musical desta escola.
A editora “Clave de Soft – Música, Educação e Cultura” é uma empresa que obteve, em 2006, o estatuto de “Interesse Cultural para o País” por parte do Ministério da Cultura. Dedica-se à gravação, edição e lançamento de trabalhos discográficos desenvolvidos essencialmente junto de comunidades escolares. Foi esta editora que procedeu à concretização da gravação do DVD musical.
Os ensaios decorreram durante cerca de um mês e a actividade envolveu a comunidade educativa, nomeadamente todas as escolas do concelho, docentes, funcionários, encarregados de educação e alunos desde o pré-escolar ao 12º ano.

Os temas interpretados são canções tradicionais do mundo, orquestradas pela empresa “Clave de soft”, respeitando a musicalidade do país de origem, adaptando letras originais à língua portuguesa (usando, simultaneamente, o espanhol, inglês, francês, italiano, russo). O projecto permitiu, também, a consolidação da identidade da escola através da interpretação do seu Hino, orquestrado sinfonicamente pela primeira vez.

Há diversos aspectos positivos a salientar, nomeadamente, o facto de as crianças terem vivenciado uma experiência nova que teve início com os ensaios, passando pela gravação, até ao lançamento do trabalho (que decorrerá daqui a cerca de 2 meses). Conseguiu juntar-se uma comunidade educativa de cerca de 800 participantes, tendo-se obtido um resultado harmonioso, com a boa disposição a pautar as sessões de gravação. Paralelamente, este projecto permitiu um contacto com as novas tecnologias e com o ambiente de estúdio de gravação. Civicamente, foi enriquecedor para os alunos o facto de perceberem a importância da sua prestação individual dentro de um grande grupo.

Para a execução deste projecto, contou-se com o apoio de diversas entidades do concelho, que viabilizaram a iniciativa, nomeadamente no suporte de custos de deslocação, estadia e alimentação da equipa técnica que veio de Lisboa, bem como nos custos de edição do DVD. De salientar que a Câmara Municipal teve uma prestação fundamental, uma vez que o seu apoio traduz-se numa redução do preço final de venda do DVD junto da população.

Com esta iniciativa, realizou-se um trabalho criativo, cruzando o saber e o fazer, reinventando a escola num espaço mais atraente onde todos se mobilizaram num objectivo comum. Assim, celebramos a escola com momentos únicos que a revelam de uma forma que ficará especialmente registada na memória de todos.

Sem comentários: