22 de novembro de 2008

Concurso “Protecção – um direito das crianças”





Os alunos Ana Beatriz Correia, Bárbara Cabral, Hugo Oliveira e Sofia Correia deslocaram-se a Lisboa, no passado dia 20 de Novembro, para receber o prémio de participação no Concurso “Protecção – um direito das crianças”, que decorreu, simultaneamente, em todos os países da União Europeia.
Esta cerimónia teve lugar no Edifício da Comissão Europeia, em Lisboa (no Largo Jean Monnet), e a data foi escolhida por se tratar do Dia Internacional dos Direitos da Criança. Este grupo de alunos foi acompanhado pela docente Ana Sousa, que coordena o Clube Europeu “Europa sem fronteiras” da Escola Básica e Secundária do Nordeste.
De salientar que esta escola foi a única oriunda dos Açores a encontrar-se presente nos lugares cimeiros do concurso, pelo que os alunos representaram, não só o seu concelho, mas também a Região Autónoma dos Açores neste evento.

O concurso consistiu na elaboração de cartazes em tamanho A2, que sensibilizassem a comunidade para a importância da protecção das crianças, bem como para a existência da carta dos Direitos da Criança, que deve ser aplicada e respeitada. A organização recebeu 352 cartazes a nível nacional, pertencentes a equipas de duas classes etárias: dos 10 aos 14 anos e dos 15 aos 18 anos. A equipa do Nordeste, “Artigo 1º”, classificou-se na terceira posição da categoria de alunos dos 15 aos 18 anos, tendo os dois lugares cimeiros sido ocupados por duas escolas profissionais de artes gráficas (de Ourém e de Guimarães).
Durante a cerimónia de entrega dos prémios, as individualidades presentes, pertencentes à Comissão Europeia, ao Parlamento Europeu e à OIKOS (organização não-governamental de cooperação e desenvolvimento), enalteceram o trabalho dos alunos, manifestando o seu apreço pela elevada qualidade dos trabalhos apresentados.
Salientaram, ainda, que cabe também aos jovens a tarefa de sensibilizar a comunidade para a aplicação efectiva dos Direitos da Criança, bem como para a sua participação cívica nestas matérias. Os participantes receberam medalhas, diplomas e lembranças da Comissão Europeia. Os primeiros lugares irão a concurso a nível europeu e, de entre os 27, sairão três equipas que serão galardoadas com uma viagem a Bruxelas.

A equipa do Nordeste ficou muito feliz com o reconhecimento do seu trabalho, especialmente pela oportunidade que tiveram de viajar até Lisboa, conhecer o Parque das Nações, nomeadamente, o Oceanário. Todas as despesas foram custeadas pela Comissão Europeia, o que proporcionou um saudável convívio dos nossos jovens com colegas de todo o país.
(Ana Sousa)

Sem comentários: