2 de novembro de 2008


Haloween no Nooooordeste!



O Departamento de Expressão Visual e Tecnológica promoveu uma exposição alusiva ao Haloween integrando trabalhos elaborados pelos alunos dos 2º e 3º ciclos. Com esta actividade, pretendeu-se desenvolver aptidões técnicas e manuais e consciencializar cada vez mais os alunos para a defesa do ambiente e reciclagem de materiais. A comunidade escolar pode apreciar, na decoração da sala de convívio, as abóboras a concurso e diversos adereços “amigos do ambiente” alusivos ao tema.
Houve ainda, a “Gruta do Medo”, onde os interessados puderam tirar uma fotografia num enquadramento a “condizer”!
E à noite, grupo de finalistas do 12º ano, promoveu um jantar destacando-se o momento de concurso de fantasias!


Um pouco de história ;)
O Halloween, ou Hallowe'en, é uma celebração anual que vem de há mais de 2000 anos do antigo festival celta de Samhain (pronuncia-se sow-in).
Nesse festival, que significava o fim do verão, festejava-se o termo das colheitas e o o início do novo ano celta que era a 1 de Novembro.

A palavra Hallowe’en tem origem na igreja católica: chama-se "All Hallows Eve" à véspera do Dia de Todos os Santos (1 de Novembro). Os antigos Celtas acreditavam que no dia 31 de Outubro todos os espíritos dos que tinham morrido durante o ano, vagueavam pela terra na procura de um corpo para possuírem e, assim, "viverem" mais um ano! Acreditavam que, nesse dia, mortos e vivos se misturavam. Claro que os vivos não queriam ser possuídos! Assim, apagavam as fogueiras para as casas ficarem escuras e desconfortáveis e com roupas assustadoras e máscaras, para não serem reconhecidas, iam para a rua tentando afugentar os espíritos.
Ora, nada melhor do que levarem consigo lanternas pois a luz é símbolo da vida e as criaturas do mundo das trevas não se dão nada bem com a luminosidade.

O facto de nesta noite se ofereceram doces e rebuçados, todo o tipo de guloseimas, vem dos duendes da Irlanda, que os antigos celtas tinham como maus. Estes duendes pregavam imensas partidas aos seres humanos. Então, as pessoas deixavam-lhes fruta e guloseimas à porta de suas casas, tentando fazer com eles um "treat" (acôrdo, tratado) para se livrarem dos "tricks" (as partidas") dos duendes.
Foi assim que apareceu a frase "Trick or Treat?" gritada pela criançada norte-americana, sobretudo, mas também do Canadá, de algumas localidades do Reino Unido e aqui da nossa ilha.

Temos em Portugal uma tradição alogo semalhante que é a das crianças pedirem à porta das pessoas o chamado "Pão por Deus".




Sem comentários: