28 de novembro de 2008

Quem diz que no Nordeste não se celebra o Thanksgiving?


No dia 27 de Novembro de 2008, à hora de almoço, a comunidade escolar da Escola Básica e Secundária do Nordeste teve oportunidade de vivenciar tradições estrangeiras, no caso, americanas: o que foi, em 1620, a chegada dos colonos europeus à costa leste dos Estados Unidos da América e o seu primeiro ano de vivência em terras desconhecidas, habitadas por indígenas americanos, culminando na primeira celebração de Acção de Graças (Thanksgiving), pelas primeiras colheitas e as relações de paz com a tribo indígena daquela zona.

Alunos e professores encarnaram colonos e americanos nativos e, ao som de música tradicional celta e índia, imitaram gestos e rituais alusivos aos acontecimentos históricos. Estes acontecimentos iam sendo relatados, em Inglês, por alunos que, envergando trajes típicos, de colono e de wampanoag (a tribo americana em causa), apresentavam, cada qual, a perspectiva do seu povo.
O ponto alto da representação, e que fez a ponte entre o passado e o presente, foi o almoço de Thanksgiving, precedido da bênção sobre os alimentos e da oração de Acção de Graças, pronunciada por todos em uníssono. A refeição foi preparada com o cuidado de corresponder, o mais possível, à sua congénere americana.


Esta actividade foi organizada pelo departamento de línguas estrangeiras com o objectivo: promover a interacção entre os diferentes membros da comunidade escolar; aprofundar temas das culturas anglófonas; desenvolver competências léxico-linguísticas; fomentar atitudes e valores de respeito e conhecimento de diferentes culturas e usar a língua inglesa em situações de interacção.

A realização da actividade não teria sido possível sem a colaboração de muita gente, desde os alunos, a professores e funcionários e do auxílio logístico do órgão executivo da escola.
É de realçar que este tipo de actividades, embora ocupem tempo e sejam muitos trabalhosas para os envolvidos, assumem um papel relevante no percurso dos alunos, uma vez que os marcam e permanecem na sua memória daquilo que foi a sua passagem pela sua escola, para além dos conhecimentos que naturalmente adquirem.

O departamento de línguas estrangeiras gostaria de deixar registado um agradecimento público a todos os que colaboraram para o sucesso desta actividade.

Sem comentários: