16 de janeiro de 2009

Acupunctura- uma aula diferente!

Decorreu, na Escola Básica e Secundária do Nordeste, no dia 16 de Janeiro, uma aula sobre acupunctura no âmbito da disciplina de Inglês do 11º ano e no enquadramento do programa desta disciplina, onde se abordam, entre outras, a temática das “Medicinas Alternativas”.

Durante 90 minutos, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos através de uma apresentação levada a cabo pelo Fisioterapeuta Carlos Mendonça. Este profissional é natural do concelho do Nordeste, onde exerce a sua actividade. Embora a sua formação de base e o seu exercício profissional seja principalmente na área da fisioterapia, possui uma pós-graduação em acupunctura, adquirida no Instituto de Medicina Tradicional Chinesa de Toronto (Canadá). Actualmente, exerce acupunctura a par da fisioterapia.
Conforme transmitiu o fisioterapeuta Carlos Mendonça, paulatinamente o público-alvo desta prática ancestral tende a alargar-se, verificando-se uma progressiva procura entre as diversas faixas etárias da população, que apresentam patologias diversificadas.
A apresentação incidiu sobre o enquadramento histórico e a evolução da acupunctura, a par da medicina convencional nos mundos oriental e ocidental, passando pelas metodologias utilizadas e informações específicas sobre anatomia e tratamentos.
No final da exposição teórica, alguns alunos tiveram a oportunidade de experienciar a colocação das agulhas em pontos referenciais da acupunctura.
http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/178724

Sem comentários: