11 de janeiro de 2009

Igualdade de género debatida na EBS do Nordeste

Estão a decorrer, na Escola Básica e Secundária do Nordeste, acções de sensibilização subordinadas à temática “Ser diferente em igualdade”, nomeadamente à igualdade de género e de oportunidades entre homens e mulheres.
Esta é uma iniciativa coordenada pela docente Maria do Carmo Medeiros, do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em parceria com o Departamento de Português. Assim, nos dias 13 e 15 de Janeiro, as sociólogas Catarina Machado, Mónica Vieira e Vânia Machado, técnicas do CIPA – Centro de Informação, Promoção e Acompanhamento de Políticas de Igualdade, deslocam-se àquela escola para proceder a pequenas intervenções em todas as turmas do 3º ciclo e ensino secundário, incluindo os alunos dos programas Oportunidade e PROFIJ. Através de uma aula de 45 minutos, estas técnicas procuram despertar as atenções dos mais jovens para a importância da igualdade de género, salientando as barreiras com que a nossa sociedade ainda se defronta neste sentido.
As apresentações são diferenciadas consoante a faixa etária dos alunos e no seu decorrer verifica-se uma grande interactividade entre as dinamizadoras e os alunos. Estes, na sua grande maioria, consideram de grande pertinência as acções de sensibilização, expondo também casos quotidianos em que a igualdade de género ainda não é respeitada.

Sem comentários: